quinta-feira, 26 de abril de 2012

Indisciplina

Cada vez mais ouvimos o tema da indisciplina nas escolas. Há pais que, por os filhos irem para a escola, acham que esta é responsável pela educação dos mesmos. Mesmo quando a escola reclama pelo mau comportamento e indisciplina do seu filhos, há pais que continuam a achar que a culpa é da escola. Na minha opinião, ambas as partes têm culpa. Há professores que implicam com certos alunos e depois fazem de tudo para os tramar, depois há pais que não se interessam pela vida escolar do filho, não comparecendo a reuniões e coisas dessas e por isso os filhos fazem o que querem porque em casa não lhes põe limites, há professores que vêm chateados e depois descarregam nos alunos, há alunos que pensam que são os maiores e têm que reinar, porque gozar com o professor e não deixar que este prossiga com a aula é que é fixe, levando um professor à loucura. Uma coisa é certa, hoje em dia para se ser professor é preciso ter muito estofo, muito pulso e não se deixar intimidar. Quem for mais frágil não conseguirá disciplinar uma turma. Esqueçam lá se é mesmo esse o vosso sonho, vejam mesmo se têm estofo para aguentar, porque isto cada vez fica pior. Eu não fui nenhuma santinha, fiz os meus disparates e andei num colégio com regras muito rígidas. Por duas vezes fui expulsa da sala, uma das vezes porque me pus a cantar uma música, o problema não era a música original, mas sim por estar a cantar a versão menos própria, se é que me entendem. Da segunda vez e aí foi muito injusta e quem pagou com as culpas fui eu. Então um colega meu estava a tirar-me as minhas coisas, não me dava, eu peguei e sem querer rasguei-lhe o caderno. Ora na minha opinião devíamos era ser os dois expulsos, não apenas eu. Mas muitas vezes aconteceram injustiças com colegas meus. Coisas que provavelmente ainda hoje se passam, porque não vao muitos anos desde que saí da escola!

4 comentários:

Cláudia disse...

é interessante tocares neste assunto...
A minha mãe era professora (es´ta reformada já) e ela sempre me disse: se fizeres alguma asneira na escola ou vieres com algum recado, és castigada e ainda levas por cima!
Não bastava o castigo na escola, ela ainda me batia se fosse preciso....
Nunca foi! Pois eu sempre fui bem comportada mas acima de tudo sempre respeitei os profs e todos!

Hoje em dias essas crianças nem os próprios pais respeita!
Eu posso dizer que tive uma educação rígida mas apesar de não concordar com muita coisa, há coisas que só assim se aprende!

A educação parte de casa! Mania mesmo de pensarem que os profs e os directores e por aí é que têm que dar educação!
Deu uma reportagem na tvi ou que foi e achei ridículo coisas que ali se fizeram contra os professores! Mas se for um professor a bater num aluno já é um escândalo e vai lá o paizinho do aluno injustiçado bater no professor...

Que raiva que me mete! =s

Beijocas

Miss I. disse...

A mim mete-meu uma confusão aquela reportagem, só a vi ontem e tinha que escrever sobre isso. Fico parva, daqui a nada os professores nem sequer podem impor respeito que os alunos começam logo a ameaçar ou pior, partem para a agressão! Admiro alguns profs por aguentarem muitas coisas. Outros nem tanto porque lá está, muitos também originam coisas destas. A questão está mesmo aí, se há filhos que nem os pais respeitam vão respeitar os porfs?? Isto cada vez vai ficar pior e soluçoes imediatas nao as vejo, mas que sao precisas urgentemente.
Ya, muitos pais pensam mesmo isso. Engano total a escola é para instruí-los, aprenderem sobre determinados, nao sobre determinados comportamentos.
A mim também me mete e não sou professora. Nem conseguiria, nao tenho estofo para tais situações!

Beijinhos

Ana Cristina disse...

tambem há coisas sobre este assunto que me irritam... detesto ver pais que ouvem os filhos e julgam logo os professores sem se interessarem em ouvir a outra parte...

A maioria dos pais hoje em dia não têm tempo para os filhos e depois para se fazerem de bonzinhos cedem aos caprichos todos das criançinhas e isso só os prejudicam.

felizmente não tenho problemas desses, por enquanto... a minha filha esta no 2º ano mas tem corrido sempre tudo bem... e se um dia alguma coisa correr menos bem, quero saber bem o que aconteceu...

bj

Miss I. disse...

Chateia-me mesmo vir que os professores é que estão a passar pelos maus da fita e os pais pensam que têm anjinhos em casa. É mesmo verdade, hoje as pessoas andam sempre em correrias, trabalho, vida de casa, não têm tempo quase nenhum para os filhos e depois estes têm de chamar a atenção na escola.
Ainda bem que não tens tido problemas, e espero que corra sempre assim! Mas lá está a educação partindo de casa é meio caminho andado. Claro que temos a nossa rebeldia, eu tive, como referi no post, mas não era por isso que não tinha educação. Os meus pais sempre me educaram e têm orgulho em mim. Fazes muito bem, acima de tudo os pais devem estar presentes na vida escolar.

Beijinhos