quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ajudem aqui a menina, siim??

Pronto, fazendo aqui uma pausa nas publicações das minhas férias, venho pedir-vos uma ajuda!
Quando regressar a Portugal, vou abraçar um pequeno novo projeto. Como sabeis (ou provavelmente não), sou licenciada em Gestão de empresas e tenho trabalhado nesta área. Como todos sabemos, derivado da crise, a maior parte das famílias viram-se obrigadas a mudar totalmente os seus hábitos. No entanto, há ainda gente que precisa de saber como mudar, de como gerir o seu baixo orçamento familiar e como tal encontram-se às cegas. Há pouco tempo convidaram-me para dar uma pequena formação em gestão doméstica (sim, porque isto tem muito que se lhe diga, não é??), mas para dar tal formação preciso de estudar, de testemunhos.  Ora bem, como sigo bastantes blogs em que as suas autoras falam em gestão doméstica, achei que me podiam ajudar! Gostava que partilhassem comigo os vossos testemunhos enquanto verdadeiras gestoras domésticas! Seguem promoções, elaboram orçamentos, têm várias contas poupança, usam o método dos envelopes, o vosso gasto médio em supermercado...Vá, ajudem-me, para que eu vos possa ajudar! Vamos fazer disto uma partilha conjunta, siiim??

3 comentários:

Nessie disse...

Penso que a maior parte da minha gestão já sabs mais ou menos: faço orçamento, adoptei o sistema dos envelopes para contas anuais, e também para as despesas do mês (gasóleo, comboio, supermercado, etc...) Só aproveito promoções que me interessem MESMO, e faço muito bem as continhas, a ver se compensa mesmo, não compro apenas porque está em promoção, nem compro o que não costumo usar, nem o que não preciso a curto prazo. Faço ementas semanais e inventário da dispensa e da arca. A partir daí é que faço a ementa, e depois então é que faço o lista de compras!
mas se puder ajudar nalguma coisa, é só dizeres! :)

Cláudia disse...

Ajudar não consigo muito como sabes ainda vivo em casa dos pais, mas quero-te aplaudir pela iniciativa e que te corra tudo pelo melhor!

Que faças mesmo muito sucesso! =)

Mimi In Love disse...

Como sabs - axo - moro fora, embora seja dependente dos pais... mas mesmo assim faço contas à vida! e claro! aprendi imensos truques... porque quanto menos pagar nas contas mais me sobra para o pote das ferias! =D p.e. ... eheheh ...
Em casa, os eletrodomesticos quando ligados à ficha, consomem luz na mesma! ou com a luz vermelha acesa ... Então carregadores, tv, microondas, td td está desligado da ficha! só deixo o frigorifico, o router e o telefone! XD ... Arranjei um aparelho que me diz quanto gasto de luz naquele instante que por vezes está ligado mas gasta muito pouco e diz me o periodo que gasto mais luz ...
Tentar abrir poucas vezes o frigorifico, e kd abrir tirar td de uma vez! nao o ter mt cheio pois gasta mais! fazer refeiçoes em garnde quantidade e congelar em porçoes para levar na marmita e noutros dias para jantares mais rápidos e assim... Sopa entao compensa fazer assim!
Tentar comprar batatas, cebolas e alhos diretamente nos agricultores em vez de nos hiper .. sai muito mais barato! Por exemplo eu sou do norte - tenho a sorte dos meus pais produzirem a maior parte dos legumes que como!- mas uma senho amiga aproveita um passeio a esposende para comprar aos produtores locais ...
marmita para o emprego ou faculdade! caso nao consiga vir a casa!
tem uma varanda? aproveite para fazer um canto com canteiros e colocar lá meia duzia de ervas aromáticas, morangos, alface! ha ideias muito bonitas na net!se tiver terreno ainda melhor!
aproveitar as promoçoes que se fazem nas carnes para congelar ... e já dar para 2 semanas!
mesmo com promoçoes pense - eu preciso disto? Costumo usar isto?
Eu tenho uma folha excel com as contas da casa, aponto em k gasto dinheiro durante o dia, para avaliar o meu comportamento pois caso compre coisas parvas da proxima ja n acontece!Entao quando recebo a mesada coloco num envelope o dinheiro para a semana, o para as contas(luz,gas,net,agua), outro para a renda, outro para mim - Envelope poupança! para comprar roupa ou assim algo urgente que surja!
Desde Setembro ao fim de Junho coloco 2€ por dia num mealheiro... Fechadissimo!para nao mexer! o que dá cerca de 600 para as férias, para o carro para o que precisar!!
fazer ementas é muito importante! organizar, comprar so mm o k precisa, para nao deitar nenhum legume ou assim fora!!
Aproveitar um fds do mes para ir passear a uma serra que tenha uma fonte de agua potavel e encher muitos garrafoes de agua para o mes todo! assim poupa na àgua!
Passar a ferro quando tiver uma pilha grande e passar td seguido... gasta mens luz! Aproveitar os horarios bi ou tri consoante compensar mais! Ver sempre o preço ao kg das coisas que compra!! vai ficar espantada e vai ter coragem de comprar menos XD !
maquina de lavar roupa! so mm cheiaaaa ... E tentar lavar à mão o mais que puder!e de preferencia esqueça pelo menos no verao a maquina de secar roupa!e use no inverno o menos possivel!
Lave a louça à mao! encha a banca com agua e detergente e outr com agua limpa... um lava e o outro limpa XD trabalhos em conjunto entre casais nunca fez mal .. e é uma boa ajuda para terem mais tempo para se dedicar um ao outro XD ehehhe q sabe muito bem!
e pronto para ja ... nao me recordo de mais nada... mas se me lembrar venho ca dizer! espero que tenha ajudado!!*****Beijinho********