terça-feira, 17 de setembro de 2013

Creche ou ama?

O regresso ao trabalho está muito próximo, em outubro, termina a licença de maternidade e como tal começou a saga de nós pais, decidirmos onde deixar a nossa bebé. Desde logo, sabíamos que não tínhamos a opção de deixar a Beatriz com os avós. Os meus pais trabalham e passam muito tempo fora, bem como os meus sogros, que ainda são pessoas muito ativas. Estando esta hipótese de fora, na altura só víamos uma solução: colocar a pequena na CRECHE. Com a procura da mesma, cheguei à conclusão que esta é uma árdua tarefa em que por vezes a questão não está em saber escolher, mas sim em PODER escolher. Se por um lado as creches estatais estão super lotadas e não há vagas, chegando até mesmo crianças que ainda não nascerem estarem já inscritas para conseguirem uma vaga, por outro as privadas apesar de terem vagas e oferecerem condições agradavelmente favoráveis, pedem autênticos balúrdios. Posso dizer, que numa das visitas a uma creche privada, foram-me pedidos 600euros mensais. Felizmente, poderia pagar o valor pedido, mas para custa-me deixar uma bebé de menos de 6 meses entregue aos cuidados de educadoras rodeadas de mais uns quantos bebés pequenos. Se há bebés que não exigem muitos cuidados, a Beatriz ainda exige alguns; falo por exemplo na hora de comer em que por vezes é difícil dar-lhe de comer. Se nós pais por vezes dá-nos vontade de aceitar a vontade dela e não dar mais, mesmo sabendo que não o devemos fazer, as educadoras perante esta dificuldade aceitam logo a vontade dos bebés, porque não podem estar duas horas de volta da mesma criança. Posso estar errada, mas é a minha opinião. 
Assim sendo, onde recaiu a nossa decisão?? Optamos por contratar alguém cá para casa que fique com ela e possa dar algum auxílio nas tarefas domésticas. Vantagens?? Inúmeras! Além da Beatriz ter alguém que olhe 100% por ela, não sai de casa, estando assim menos exposta a certos vírus, nós pais ainda temos ajuda nas tarefas cá de casa, estamos com a bebé na hora de almoço e perdemos menos tempo em viagens a levar e ir buscar à creche. Quando tiver uns dois, três anos, aí sim, irá para uma creche, será mais crescido e o convívio com outras crianças nessas idades é fulcral.

5 comentários:

Lisa disse...

Como educadora tenho pena que os pais pensem que se desiste nas creches. Posso assegurar que salvo raras excepções as educadoras são muito mais pacientes que alguns pais quer na hora da refeição quer na hora da sesta. O nosso trabalho é feito com total dedicação para os mais pequenos, com paciência, afecto e sem a preocupação de outras tarefas. Contratar alguém sem formação com bebés para ficar umas horas em casa com um bebé que precisa de ser estimulado para que adquira as competências necessárias não é de todo compativel com as tarefas domésticas. Neste momento sou ama em casa de uma familia seria impossível dar ao bebé tudo o que precisa em termos de estimulação e de acompanhamento pedagógico e ainda ter tempo para tarefas domésticas. Numa creche as educadoras e auxiliares estão à para dar todo o apoio e carinho que cada bebé precisa individualmente. As creches não são um espaço onde se toma conta de crianças mas sim um espaço altamente pedagógico e onde se desenvolvem estratégias e atividades especificas de estimulação pedagógica adequada às idades de cada bebé. Por alguma razão as educadoras estudam bastante o desenvolvimento de bebés e crianças. Felicidades

Maria João disse...

Olá minha querida,

Como o tempo passa, já vais regressar ao trabalho.
Eu percebo as tuas angustias e ansiedades, sou mãe de 2 meninos e já passei por isso 2 vezes, a única certeza que sempre tive, foi que os meus filhos terminada a minha licença iriam para um infantário. Independentemente da idade, precisam de conviver, criar hábitos e rotinas e muito importante, precisam de ser estimulados!
O mais velho, andou num particular até aos 3 anos e não correu bem, passou para um público, onde ainda hoje está no ATL e o mais novo, foi logo para este publico com 5 meses. Entrego lá os meus filhos todas as manhãs, certa de que não estariam melhores em mais nenhumas mãos. Da mesma forma que se tens dores vais ao médico, tens que deixar a tua princesa com alguém com formação para isso. Tratar da casa e de um bebe...alguma coisa vai ficar por fazer!!!
Bjs e boa sorte para esta nova etapa.
MJ

amigos das onze horas disse...

eu prefiro creche de longe. É que na creche há mais funcionárias. Ficaria sempre com medo que a ama passasse o dia a ver televisão e o puto aos berros

Nessie disse...

Prefiro a creche, sei lá quantas vezes! O 1º inverno é tramado, é certo, mas não se compara. Não acredito que "desistam" nas creches, tal como SEI que na creche os nossos rebentos não tentam fazer nem metade da manha que fazem em casa. Sinceramente, se a ama tiver tempo para fazer limpezas, não estará a dar todo o apoio que a bebé precisa. Na creche, eles são estimulados, ensinados, acarinhadps e aprendem desde cedo a viver em comunidade. ;)

Kuski disse...

Eu deixei os meus dois filhos em casa até aos 3 anos, quando foram para a escolinha. Empregada de confiança :) tratou sempre deles como se fossem seus.... E o facto de sair de casa de manha sem o stress de ir por a creche e a hora de ir buscar.... E o frio.... E a chuva.... Valeu a pena, pensando ainda que ela fazia todas as tarefas domesticas e quando chegava a casa, me podia dedicar a 100% as crianças :) e que ficou mais barato que te-los posto logo na creche :) sou completamente a favor de empregada de confiança em casa e criança mais protegida :)