quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não aos cartões de crédito sff.

Juro que não entendo como ainda existem pessoas a aderir a cartões de crédito. É que não é preciso ser um expert em assuntos financeiros para perceber que isso, para quem não o souber utilizar, é um enterro financeiro total. Mas a verdade é que sempre que passo por aqueles stands que existem em grandes superfícies e vê-los sempre com pessoas. E tudo para quê? Para manterem a sua boa vida e não quererem dispensar um pouco do conforto? Porque é preciso ir de férias, porque é preciso ter um carro novo, um telemóvel do último grito... Para quê?? Se não se pode, não se pode. Custa passar de cavalo para burro, mas se há necessidade de cortar porque não fazê-lo? Juro que não entendo!

Mas vá, como sou amiguinha e porque sei que por vezes os empréstimos bancários uma das contrapartidas é ter um cartão de crédito deixo um conselho para vocês que estais a ler isto: desde logo ter apenas um e só um, analisar a sua anuidade e descontos associados (sei de um caso por exemplo em que por cada 500€ feitos com o cartão de crédito, o banco dá 10 euros), efectuar o pagamento total do montante até à data limite de forma a não pagar juros, que por norma são altíssimos. É conveniente ir apontando os pagamentos que faz com o cartão como se tivesse pago com dinheiro vivo. Muitas das vezes quando é pago com cartão não se tem total percepção do que se vai gastando. E no fundo, e o mais importante, utilizar o cartão de forma racional, não alterando os hábitos de consumo e de vida!



6 comentários:

Lúcia disse...

Nós por acaso temos um de crédito para as emergências, e dois de débito, mas mesmo assim faço à moda antiga, quando vou às compras (não alimentares) estipulo o montante máximo que se pode gastar e levanto esse montante para pagar tudo a dinheiro, quando a carteira está vazia, acabaram-se as compras.
Quando pagava tudo com o cartão era muito mais difícil controlar, e não foram poucas as vezes que gastei o dobro do estipulado.
bjo

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá :D

Eu nem sequer tenho cartão de crédito vê lá :P Só tenho cartão de débito mesmo ;)

Beijinhos e tem um bom dia :D

Papoila disse...

Olá.
Concordo em pleno... o cartão de crédito é um péssimo hábito...
É um desastre financeiro.
Kiss

sandra disse...

Eu por acaso tenho um para algum caso s.o.s mas é muito raro usar quem não tem dinheiro não tem vícios e como digo é mesmo para s.o.s :)
bjinhos

Miss I. disse...

Olá Joaninha!!

Fazes tu muito bem a sério!! Cartões de cré´dito é melhor tê-los à distância!!!


Beijinhos, obrigada e um bom dia para ti também!!

Maria Maria disse...

Da última vez que disse que não as meninas pediram-me para colaborar com o trabalho delas. Compreendo tão bem a posição em que se encontram mas... não obrigado.